O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, segunda-feira agora (10/3), uma ligação do secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, para tratar sobre questões relacionadas à mobilização da COP30, em Belém (PA).
Em publicação no X, Lula deu detalhes acerca do telefonema. O chefe do estado brasileiro passou a Guterres a necessidade de que as novas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, a serem apresentadas pelos países ainda este ano, estejam alinhadas ao objetivo de manter o aumento da temperatura global em até 1,5º C.
“Guterres me informou que manteve contato, nos últimos dias, com mais de 30 países e que a quase totalidade deles está trabalhando para apresentar suas novas metas em breve”, explicou o presidente.
Como parte da Parceria Brasil-ONU através da Ambição Climática, lançada no mês de setembro do ano passado, Lula e Guterres concordaram em fazer uma cúpula para avaliar os avanços desse projeto, promover a definição de metas ambiciosas e debater formas de amplificar o multilateralismo, com o objetivo de confrontar coletivamente os desafios das mudanças climáticas.
O acontecimento está previsto para ocorrer de forma virtual no mês de abril.
Com informações Metropoles