A jogadora Marta irá adicionar um título inédito a sua carreira vitoriosa e repleta de premiações. A Universidade de Brasília (UnB) concedeu o título de Doutora Honoris Causa para maior jogadora do futebol feminino. A data para a entrega da honraria ainda não foi definida.
O título será concedido não apenas pelas conquistas esportivas, mas também através da luta da jogadora na questão da igualdade de gênero. A reitora da UnB, Márcia Abrahão, celebrou a aprovação da entrega da honraria.
“Como ex-atleta e reitora da Universidade de Brasília, é uma honra, em nossa gestão, conceder o título de Doutora Honoris Causa a Marta. Além de ser uma jogadora excepcional, ela se destaca como uma inspiradora dos direitos das mulheres e meninas, não apenas no esporte, mas em todas as esferas da sociedade”, destacou.
A concessão foi aprovada no dia 1º de novembro. Durante da história, 60 homens já foram premiados com o título desde 1964. Em contrapartida, Marta será somente a 11ª mulher a ser premiada.
Eleita seis vezes melhor jogadora do mundo, Marta é a maior artilheira da história do futebol feminino com 116 gols marcados. Ela ainda conquistou duas mealhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos e duas medalhas de prata em Olimpíadas.
Com informações Metropoles