Somos três cidadãos empenhados na salvação desse patrimônio histórico, artístico, arquitetônico de 1894. É o marco de fundação de Jaguariúna. Histórico porque é a fundação da Vila Bueno pelo Cel. Amâncio, em terras de sua fazenda de café “Florianópolis”. Artístico e arquitetônico por seu estilo com traços do gótico e do barroco alemão e sua singular torre que caracteriza a capela de Santa Maria do Jaguary.
Construiu às suas expensas e doou-a ao Clero. A partir dela encomendou ao amigo, engenheiro ferroviário alemão, Wilhelm Giesbrecht a planta da Vila Bueno. Projetou 39 quadras e 15 ruas, inclusive, o projeto dos 11 primeiros casarões que construiu.
A partir desta importância para todos os munícipes que amam esta terra e respeitam a sua história vimos apelar por sua presença e ajuda. “Venha! Entre na roda com a gente” demo-nos as mãos neste processo de Restauro. Desde 2017 aspiramos ao trabalho do arquiteto Prof. Dr. Marcos Tognon da UNICAMP. Dedicou-se conta bancária específica para sustentar tal finalidade. Fizeram-se quatro processos de descupinização do forro, com a última varredura, neste 30 e 31 de janeiro por firma especializada DDLimp. de Mococa. Agora inicia-se o restauro das telhas metálicas, algum restauro de pontaletes de madeira e possíveis substituições, regularização das partes de alvenaria que sustentarão as calhas e acerto das mesmas e condutores.
Troca da rede elétrica e refazer do sistema de para-raios. Restauro de alguns pontos danificados do forro, estuques fasquiados artísticos. Há que cuidar do restauro da pintura artística interna prejudicada pela infiltração de água pluvial e pelos ninhos de pombas nas calhas. Cuidado geral das fachadas externas, totalmente danificadas. O orçamento técnico-financeiro de dezembro/2023 com material e mão de obra destes respectivos técnicos, neste momento, somaria R$1.050.000,00 (hum milhão e cinquenta mil reais). A Comissão Pró Restauro da Matriz Centenária reúne-se desde agosto de 2021. Para a Comissão de Restauro chegar a este estágio de trabalho e decisões foram realizados quinze encontros.
A Matriz encerrou suas atividades religiosas na Festa da Imaculada Conceição, em 08 de dezembro de 2023, quando cerrou suas portas para dar início ao processo de restauração. Destes encontros participaram a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Jaguariúna (AEAAJ), incumbida desde o primeiro encontro da elaboração de projetos emergenciais gratuitos de salvação do patrimônio. Participaram também das reuniões Arquitetos do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico (CONPHAAJ) bem como Engenheiros e Arquitetos da Secretaria Municipal do Planejamento. O presidente da comissão é o Revmo Pe. Ademir Bernardelli.
Neste período encontra-se totalmente absorvido com muitos trabalhos prioritários de manutenção da Igreja Matriz Nova, portanto, confiou aos três cidadãos esta grande empreitada. Esperamos com a solidariedade dos cidadãos formar uma ciranda e de mãos dadas abraçar a salvação do marco de fundação de Jaguariúna. Apelamos para uma contribuição mensal e divulgação máxima na mídia, enquanto durar este processo. Necessita-se de PIX com a chave [email protected]. Pode-se fazer depósito bancário: Agência 2200-4, conta 11.739-0.
O Supermercado Antonelli autorizou-nos a colocar o cofre da centenária na entrada de seu recinto para coletar contribuições. Referências e informações com Galvão- Loja Galmaq, fone(19) 9-9614-3242. Ou Therezinha- Bazar São Judas Tadeu, fone 3867-1130 ou (19)- 9-9792-3571. Ou Tomaz- Casa da Memória Padre Gomes, fone (19) – 9-9720-2239.
Tomaz de Aquino Pires