Close Menu
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco
Fique por dentro

Curso fortalece promoção e comercialização do turismo rural em Jaguariúna

16 de junho de 2026

Festas juninas lotam unidades escolares de Jaguariúna

16 de junho de 2026

Espanha estreia na Copa do Mundo: veja a agenda de jogos desta segunda

16 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
terça-feira, junho 16
Facebook X (Twitter) Instagram
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
Topo Correio
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
Jaguariuna

SEMANAS SANTAS PIEDOSAS PARA A PÁSCOA!

22 de março de 2024
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram
semanas-santas-piedosas-para-a-pascoa!

Éramos coroinhas na Paróquia de Santa Maria de Jaguariúna. Chamávamos o Padre de “Seu Vigário” e tomávamos a bênção assim que o encontrávamos. Subíamos o altar, processionalmente, com batininhas pretas e roquetes brancos, em fila dupla, diante do sacerdote. Para a Semana Santa Padre Antônio preparava-nos para participar das cerimônias, explicando o significado das mesmas. As famílias da antiga vila (centro) e os moradores das fazendas e sítios vinham com os filhos participar das solenidades. Vinham de charretes e cabriolés e amarravam os animais nas frondosas árvores que contornavam o Largo da Igreja.

No Domingo de Ramos havia a procissão e bênção dos ramos de manhã. Os fiéis traziam ramos de palmeiras trançados artesanalmente e com eles enchiam toda a Igreja. À noite havia Via-Sacra pelas ruas centrais e a Procissão do Encontro do Senhor dos Passos, carregando a cruz às costas, com sua Mãe, Maria Santíssima. Ela acontecia no cruzamento das Ruas Cândido Bueno com Júlia Bueno. O andor de Jesus saía da Matriz e era carregado pelos homens. O andor de N. senhora subia do casarão imperial do Berlim. Os moradores forravam as ruas com folhas de mangueira formando um tapete para o Senhor dos Passos passar. Os fiéis acompanhavam com velas acesas. Dos janelões e das sacadas das casas desciam colchas de crochê e de finas rendas.

Havia fios elétricos providenciados com hastes de madeira pregadas nos grossos batentes onde se penduravam lâmpadas incandescentes de 150 velas. Forravam as calçadas com tapetes e com selecionadas folhagens. No percurso da Procissão em casarões ficavam as Estações da “Via Crucis”. Altares com castiçais e velas acesas e o quadro da estação. Quando se encontravam as duas procissões havia um púlpito e nele subia o pároco que proferia sermão sobre a Paixão e Morte de Cristo para a Redenção da humanidade. Na Quinta–Feira Santa, acontecia à noite, a Missa da Ceia Pascal, a Cerimônia do Lavapés, a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. Igreja iluminada e enfeitada com flores brancas.

Elevava-se o piso do altar com estrados de madeira, cobertos com tapetes vermelhos. Os doze coroinhas representavam os apóstolos e tinham os pés lavados e beijados pelo sacerdote imitando a Cristo na Última Ceia. Os coroinhas recebiam um pão doce redondo, cheiroso e quentinho, que dissolvia na boca, oferta da Padaria Gothardo. A Igreja permanecia aberta a noite toda onde a Eucaristia permanecia em adoração. Era colocada no mais belo e rico altar montado por D. Alda Voltan e equipe. A capela de São Sebastião era totalmente coberta por cetim, branco, e veludo vermelho com muitos castiçais antigos de prata e flores brancas.

Durante a noite os homens do centro da Vila revezavam-se em guarda e oração, Pe. Gomes até alta madrugada, quando se recolhia para ligeiro descanso. Seu Antônio Maia preparava e servia um cafezinho simples para o grupo que se despedia da Guarda de Honra.

Amanhecia a Sexta-Feira Santa. Começava a guarda das mulheres. Os trens não apitavam. Os sinos não tocavam, o relógio não batia. Nas cerimônias só se ouvia o ruído da matraca. Dia de Jejum, e abstinência de carne. Não se cozinhava com gordura animal. Era dia feito para a Igreja, oração, guarda e adoração a Jesus na Eucaristia. Às 17 horas iniciavam-se as cerimônias que meditavam sobre a morte do Cristo Crucificado, através das Leituras da Paixão, Orações e Adoração da Cruz. Na Sexta-Feira Da Paixão, após a cerimônia havia o teatro na Igreja, no altar-mor, acontecia a encenação do descimento do Senhor da cruz. Figuravam Irineu Bordotti, Paulo Saviólli, Maria Olímpia Marim, Gesil Salgado, Lola Franceschini, Dinho Roscito….

Em seguida saia a Procissão. O esquife do Senhor morto vinha coberto pelo Pálio trazido pelos Irmãos do Santíssimo Sacramento. O andor de N.Senhora das Dores era carregado pelas Filhas de Maria. Todas as associações religiosas compareciam com seus respectivos trajes e fita ao colo. A Verônica subia em uma cadeira, desenrolava a toalha que enxugou o rosto do Mestre e mostrava a sua imagem estampada com sangue, cantando, em Latim, o feito sacro-histórico. Após a Verônica vinham as Três Marias do Evangelho, vestidas em luto fechado com o rosto coberto por negro véu. Vinham os figurantes da encenação da Paixão, os coroinhas e o sacerdote.

O Coro complementava o canto da Verônica. A procissão encerrava-se na Igreja Centenária, quando os fiéis beijavam o Senhor morto, trocavam moedinhas na bandeja de esmolas e levavam uma flor benta do esquife, guardando-a no oratório de casa. Tudo era uma preparação para a Vigília Pascal e a festa máxima da cristandade: a Vitória de Cristo sobre a morte, sua Ressurreição. Feliz Páscoa!

TOMAZ DE AQUINO PIRES.

Notícias relacionadas

Curso fortalece promoção e comercialização do turismo rural em Jaguariúna

Festas juninas lotam unidades escolares de Jaguariúna

Jaguariúna recebe 20ª edição do Encontro de Carros Velhos

Notícias em Destaque

Saúde orienta pacientes a agendar transporte com 48 horas de antecedência em Jaguariúna

15 de junho de 2026

Copa do Mundo: Austrália surpreende e vence Turquia por 2 x 0

14 de junho de 2026

Jaguariúna recebe Sebrae Móvel nos dias 18 e 19 de junho

14 de junho de 2026

Somos um Jornal que cobre as notícias mais relevantes do município da Jaguariúna, no coração do interior paulista.

Facebook Instagram YouTube
Fique por aqui...

Curso fortalece promoção e comercialização do turismo rural em Jaguariúna

 

Festas juninas lotam unidades escolares de Jaguariúna

© 2026 grupo T25.
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.