A Prefeitura de Jaguariúna vai realizar no próximo dia 23 de junho mais um mutirão de castrações e microchipagem de animais. Dessa vez a ação acontecerá no Azulão e terá horários de atendimentos diferentes para cada grupo de animais.
Serão atendidos no Castramóvel 25 gatas, das 8h às 9h; 34 cadelas até 30kg, das 9h às 11h; 24 cadelas maiores de 30kg, das 10h às 11h, e 8 cães acima de 30kg, das 12h às 13h. Os tutores devem agendar o atendimento pelo telefone 156 ou por meio de protetoras independentes cadastradas pela Prefeitura.
A ação integra a política de bem-estar animal implantada em Jaguariúna pela Secretaria Municipal de Saúde. O município é um dos poucos do País que possui o título de Cidade Amiga dos Animais, concedido pela World Animal Protection (WAP) em 2019.
A cidade também é uma das primeiras da região a iniciar a microchipagem de cães e gatos no serviço público, o que permite um maior controle sobre esses animais. O cadastramento possibilita o acesso a serviços como identificação, castração, chipagem, consultas veterinárias e até fotos dos pets.
Jaguariúna é pioneira na criação e manutenção de uma rede pública de saúde e bem-estar animal, composta pelo de Atendimento Médico Veterinário, o Castramóvel, o Centro de Especialidade Animal – para fisioterapia e imagens de ultrassom –, centro cirúrgico no Castramóvel e unidade de Vigilância em Zoonoses. Todos os serviços são gratuitos.
Os mutirões chegaram a zerar a fila de espera por castrações de animais no município. O serviço de castração é importante para garantir uma qualidade de vida melhor para os animais e para a população.
Foto: Ivair Oliveira / arquivo