A Prefeitura Municipal de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, iniciará na semana que vem a instalação de biodigestores para a substituição das chamadas “fossas negras” nas propriedades rurais da cidade.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura em colaboração com a The Nature Conservancy (TNC), um dos parceiros do Programa Bacias Jaguariúna, que estima a instalação de 20 biodigestores em propriedades rurais, pretendendo a substituição das antigas fossas, que contaminam o solo.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, em um primeiro momento, a ação será realizada em uma área piloto em propriedades localizadas na Bacia do Rio Camanducaia que aderiram formalmente ao programa. Depois, o projeto será levado para outras regiões rurais da cidade.
O biodigestor é um equipamento usado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.
Foto: arquivo