A Prefeitura Municipal de Jaguariúna, através das secretarias de Educação e de Saúde, lançou uma importante iniciativa no enfrentamento à dengue nas escolas de ensino fundamental e infantil da cidade. O programa, que pretende combater os focos do mosquito Aedes aegypti nas residências dos alunos, vem sendo implementado em cooperação com as escolas locais, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença.
Os alunos são orientados por coordenadores das escolas sobre como reconhecer e prevenir focos do mosquito em suas casas. Através de palestras e atividades pedagógicas, as crianças aprendem a necessidade de manter ambientes livres de água parada e outros potenciais criadouros, como vasos de plantas, garrafas e recipientes esquecidos em quintais.
Para isso, os coordenadores das unidades de ensino foram capacitados no último dia 18 de fevereiro através da diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Jaguariúna, a bióloga Silvia Cristina Cassoli Debbani.
A iniciativa também inclui o trabalho conjunto com as famílias dos alunos, que são incentivadas a adotar medidas preventivas no dia a dia, contribuindo para a diminuição dos riscos de proliferação do Aedes aegypti. O plano é promover um engajamento da população escolar na luta contra a dengue, ampliando o alcance das ações e amplificando a conscientização entre os moradores de Jaguariúna.
“Esse trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e de Saúde é essencial para proteger nossa população. Ao envolver as crianças e suas famílias, conseguimos criar um ciclo de conscientização que se reflete diretamente na comunidade e nas futuras gerações”, destacou a secretária de Educação de Jaguariúna, Juliana Guidi Amadeu.
Além dessa iniciativa nas escolas, a Prefeitura de Jaguariúna também tem reforçado os mutirões contra a dengue nos bairros.
Foto: propaganda