Caixa alerta clientes sobre onda de golpes nos atendimentos
A Caixa acaba de emitir um comunicado aos clientes da instituição sobre uma nova onda de golpes referentes a uma suposta falsa central de atendimento.
Trata-se de um esquema criminoso, onde os bandidos realizam uma ligação, e-mail ou mandam mensagens de um banco ou empresa no qual a vítima tenha conta ou cadastro, sobre uma tentativa de golpe ou transação não reconhecida, assim solicitando dados pessoais e senhas prosseguir com o “bloqueio” da conta ou cartão.
Desse modo, o atendente diz que houve uma falha durante uma transação realizada recentemente como um Pix ou transferência, e pede que você refaça a operação manualmente enviando o dinheiro para outra conta, no caso, a conta do criminoso.
Portanto, os criminosos miram em pessoas da terceira idade, pois se aproveitam da falta de familiaridade com a tecnologia para aplicar os golpes de central de atendimento, já que as estratégias usadas são sempre através de atendimento virtual.
Vale ressaltar, que nos e-mails, o layout é idêntico ao da empresa verdadeira, com pequenas mudanças em endereços de e-mail que nem sempre são notadas pelos destinatários. Já no WhatsApp, são usadas contas profissionais com a imagem da empresa, dificultando a identificação do golpe.
Vale lembrar, que outro ponto para ficar atento é que empresas e bancos nunca entram em contato com seus clientes de forma direta para solicitar atualizações de dados, muito menos solicitam senhas, números de cartões e códigos de verificação.
Como não cair no golpe?
A caixa disponibilizou uma central de atendimento prática e segura por meio do aplicativo WhatsApp, e alerta os clientes a sempre ficarem atentos se o símbolo verde está presente, também disponibilizam os números corretos de atendimentos no site oficial da instituição.
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