O Parque dos Lagos recebe o projeto “Cantar em Libras: workshop sobre música, surdez e acessibilidade”, beneficiado através da Lei Aldir Blanc e que conta com apoio da Prefeitura de Jaguariúna, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação ocorre na próximo sábado, dia 8 de março, a contar das 10h, com entrada gratuita.
O workshop une Libras e música, possibilitando uma experiência cultural inclusiva e enriquecedora para a comunidade surda. O acontecimento tem como objetivo ampliar o acesso à música com o auxílio da Língua Brasileira de Indicadores (Libras).
Embora a música seja tradicionalmente associada ao som, a Libras permite uma interpretação visual e sensorial das letras e da emoção contidas nas canções. Intérpretes de Libras em apresentações e festivais desempenham um papel fundamental ao traduzir não somente as palavras, mas também o ritmo, o tom e os sentimentos expressos nas músicas, tornando a experiência vibrante e acessível a todos.
O workshop abordará os fundamentos da interpretação em artes e sua aplicação no contexto da cultura surda. Além do que, o público terá a oportunidade de vivenciar a experiência de cantar em Libras, compreendendo a necessidade da acessibilidade na música e nas manifestações artísticas.
Foto: arquivo