Foto: Ivair Oliveira
A onda de calor extremo registrada em várias partes do Brasil, que também atinge Jaguariúna e toda a região, deverá prevalecer até o próximo sábado (18), segundo a meteorologia. As altas temperaturas já são sentidas desde a última quarta-feira (8), fruto de um conjunto de fatores climáticos. Nesta segunda-feira (13), a temperatura máxima em Jaguariúna deverá atingir os 40 graus, segundo a Climatempo.
Ainda de acordo com a Climatempo, o forte calor começará a dar uma trégua apenas no domingo (19), quando os termômetros em Jaguariúna não deverão ultrapassar os 32°C, caindo para 26°C na segunda-feira (20). Por isso, os cuidados com a saúde e o uso racional da água devem ser redobrados.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna reforça que, devido à continuidade das altas temperaturas e do consumo elevado de água tratada, os reservatórios de distribuição ficam baixos, o que pode dificultar o abastecimento regular. Por isso, o órgão ressalta que “é fundamental o uso racional e o combate ao desperdício de água na realização das atividades domésticas diárias”.
A Defesa Civil de Jaguariúna também alerta para os cuidados redobrados com a saúde. Seguem abaixo algumas orientações que devem ser observadas:
– Hidratação constante.
– Evitar atividades físicas intensas: reduzir o esforço físico durante as horas mais quentes do dia, quando a temperatura atinge seu pico.
– Proteção solar: se for necessário sair ao ar livre, use protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos de sol para minimizar a exposição direta ao sol.
– Procurar sempre estar em locais frescos, ventilados e à sombra.
– Sempre prestar muita atenção à população mais vulnerável (idosos e crianças).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Esse aviso é dado sempre que a previsão indicar que a temperatura deve ficar 5°C acima da média pelo período de pelo menos dois dias consecutivos.