Foto: Ivair Oliveira
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) irá adotar uma série de ações conjuntas de combate à proliferação da dengue nos 20 municípios. Entre as ações estão a realização de mutirões conjuntos e a criação de um comitê metropolitano para acompanhamento dos números da doença.
A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, dia 8 de março, durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada no Salão Azul da Prefeitura de Campinas.
A reunião foi liderada pelo prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis, ao lado do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O encontro também contou com a presença de outros prefeitos, além de secretários de Saúde e especialistas na área.
Márcia Pacóla, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado; Ronald Gonçalves, diretor do DRS 7; Eliziário Barbosa, diretor executivo da Agemcamp; Capitão Rodrigo Fiorentin, da Defesa Civil de São Paulo, e Andréa Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, também participaram.
“Nós, prefeitos, sofremos muito em 2020, 2021 e 2022 por causa da pandemia da Covid, e agora também estamos sofrendo com o avanço da dengue. Por isso, falei com o Dário para fazermos essa reunião emergencial para discutir ações conjuntas entre os municípios”, explicou Reis. “Essas ações conjuntas são importantes para o enfrentarmos essa epidemia de dengue, assim como conseguimos unir forças contra a Covid”, completou.
Confira as ações conjuntas aprovadas:
1 – Mutirão conjunto dos municípios;
2 – Criação de um comitê metropolitano da dengue centralizado em Campinas;
3 – Pedido de engajamento das associações comerciais, imobiliárias, igrejas e sociedade para conscientização de todos os moradores;
4 – Reforço das ações de saúde nas divisas das cidades;
5 – Uso da telemedicina para acompanhamento dos casos;
6 – Pedido de mais vacinas ao Estado para a RMC;
7 – Pedido de apoio do Exército aos municípios.