Município também obtém 1º lugar nos eixos Educação, Saúde e Urbanismo e é a mais bem colocada da RMC no ranking nacional
Jaguariúna conquistou, através da sexta vez consecutiva, o prêmio de cidade brasileira mais inteligente e conectada através do ranking Connected Smart Cities 2024, promovido através da consultoria Urban Systems e divulgado na próxima terça, dia 3 de setembro, em São Paulo. O município também conquistou o 1º lugar em três importantes eixos (Educação, Saúde e Urbanismo), além de ser mais uma vez o município da Área Metropolitana de Campinas (RMC) mais bem colocado no ranking nacional do levantamento, no qual ocupa a 11ª colocação geral dentre as 656 cidades analisadas – uma posição acima em relação ao estudo de 2023. Jaguariúna está à frente de capitais como Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife e da metrópole Campinas.
O Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, segundo o Censo IBGE. O estudo leva em conta vários indicadores, como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. O trabalho desenvolvido através da Prefeitura possibilitou o bom desempenho da cidade em todas essas regiões. Jaguariúna concorre na categoria de municípios de 50 mil a 100 mil habitantes.
No recorte Urbanismo, o levantamento destacou que Jaguariúna “conta com investimento per capita de R$ 1.145,96 por habitante em urbanismo, oferece emissão de alvará no site da prefeitura e conta com cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilização ao cidadão”.
Já no recorte Saúde, o estudo destacou que Jaguariúna se destaca “com 480,63 médicos por 100 mil habitantes, investimento per capita em saúde de R$ 2.970,99 e índice de mortalidade infantil de 8,0 para cada mil nascidos vivos”, além de “100% de água encanada no município, 98,2% de atendimento na coleta de esgoto e 73% de tratamento do esgoto coletado (…), 83% de cobertura da coleta de resíduos residenciais, segundo dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento”.
Em Educação, Jaguariúna é destaque através da primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 na RMC, com notas acima das médias estadual e nacional, além da rede pública de ensino contar com educação criativa e o projeto Escola Conectada.
“É com imenso orgulho que celebramos mais uma vez o reconhecimento de Jaguariúna como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil na categoria de municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes. Conquistar este título pela sexta vez consecutiva no ranking Connected Smart Cities 2024 é a confirmação de que estamos no caminho certo, sempre colocando o bem-estar da nossa população em primeiro lugar”, explicou o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
O Ranking Connected Smart Cities é feito através da Urban Systems, em colaboração com a Necta, através de metodologia própria, com o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil através de 74 indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.
Veja a íntegra do ranking no link: https://ranking.connectedsmartcities.com.br/
RELAÇÃO DAS 15 PRIMEIRAS CIDADES:
1º Florianópolis – SC
2º Vitória – ES
3º São Paulo – SP
4º Curitiba – PR
5º Niterói – RJ
6º Balneário Camboriú – SC
7º São Caetano do Sul – SP
8º Belo Horizonte – MG
9º Barueri – SP
10º Salvador – BA
11º Jaguariúna – SP
12º Santana de Parnaíba – SP
13º Rio de Janeiro – RJ
14º Santos – SP
15º Campo Grande – MS
Fotos: Raphael Luna