A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou domingo agora, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o final das doses disponíveis no município.
De acordo com a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O Município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.
A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e tem capacidade de promover imunidade durante o momento de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de diminuir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Desde o começo da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) no município. O objetivo de vacinação é de 90%, entretanto a cobertura vacinal da cidade encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.
Por isso, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacinação realiza-se nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.
Existe horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.
Foto: arquivo