A Prefeitura Municipal de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez um espaço exclusivo para acompanhamento dos pacientes de dengue no município. Trata-se do Centro de Controle da Dengue, localizado no Centro Dia do Idoso, na Praça Basaglia, nº 497, no Jardim Zeni. O espaço entrou em operação segunda-feira agora, dia 17 de fevereiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
No novo centro, são realizados os procedimentos de hidratação dos pacientes e realização de exames de sangue para o acompanhamento e controle da doença.
É importante evidenciar que as pessoas com sintomas precisam procurar primeiramente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que faz o diagnóstico e classifica os casos da doença (tipos A, B, C ou D). Na sequência, é agendado o retorno dos pacientes com casos de dengue tipo A e B – menos graves, que representam 90% dos casos – para acompanhamento no Centro de Controle da Dengue.
Os casos de dengue tipo C têm acompanhamento na UPA e, para os de dengue tipo D (mais graves), são orientados para internação no Hospital Municipal Walter Ferrari.
“O objetivo do centro é fazer o acompanhamento dos casos diagnosticados de dengue e agilizar o atendimento. Assim temos um controle e acompanhamento melhor dos diversos casos da doença”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo.
De acordo com a secretaria, até o momento, foram confirmados 1.009 casos de dengue em Jaguariúna e existe 99 em investigação.