As comemorações do Dia da Consciência Negra em Jaguariúna serão encerradas neste sábado, dia 18 de novembro, com atividades no Boulevard do Centro Cultural. Às 9h, haverá apresentação de jongo e capoeira. Às 10h30, está prevista a roda de conversa “Desafios da Desigualdade”, com Pollyana Felix como mediadora.
Também haverá palestras com Cida Raiz (Protagonismo Negro), Cleide Vitorino (Letramento em Direitos Humanos com ênfase às discriminações étnicas e raciais), Pérola Quintiliano (Bonecas Abayomi, com oficina de como fazer as bonecas), Vitor Lobo (Religiões de Matrizes Africanas: Candomblé), Claudia Anhuma (Vida nas Comunidades) e Maria Renata (Mulher Preta e Preconceito).
Após as palestras, será entregue a corda de capoeira para 40 crianças de Jaguariúna, com a presença de mestres de capoeira do Brasil e dos Estados Unidos, apresentações de jango, dança de rua e roda de capoeira.
O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e Virada Feminina, Escola Cultural Zungu Capoeira, Capoeira Love, Capoeira Legado Negro e Mulheres da Garoa.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, feriado no Estado de São Paulo. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, e é uma marca do Movimento Negro contra a discriminação racial.
PROGRAMAÇÃO
18/11 (sábado)
Local: Boulevard do Centro Cultural
9h – Apresentação de jongo e capoeira
10h30 – Roda de conversa “Desafios da Desigualdade”, com mediação de Pollyana Felix
Palestras com:
Cida Raiz (Protagonismo Negro)
Cleide Vitorino (Letramento em Direitos Humanos com ênfase às discriminações étnicas e raciais)
Pérola Quintiliano (Bonecas Abayomi, com oficina de como fazer as bonecas)
Vitor Lobo (Religiões de Matrizes Africanas: Candomblé)
Claudia Anhuma (Vida nas Comunidades)
Maria Renata (Mulher Preta e Preconceito)
Entrega de corda de capoeira para 40 crianças de Jaguariúna, com a presença de mestres de capoeira do Brasil e dos Estados Unidos
Apresentações de jango, dança de rua e roda de capoeira