Mudanças no saque-aniversário serão feitas no próximo semestre
O saque-aniversário com certeza foi uma grande vitória do trabalhador, contudo esta semana ele está sendo ameaçado após uma fala do ministro Luiz Marinho.
Em seu discurso, foi posto à prova a permanência de um dos presentes dos trabalhadores, que é o benefício que pode ser sacado com saldo do FGTS, no mês de aniversário do trabalhador.
Para quem não lembra, até criação do Saque-Aniversário, o FGTS só poderia ser sacado em episódios de demissão sem justa causa e aposentadoria.
Contudo, com a mudança, muitas pessoas decidiram alterar a sua modalidade de saque. Só que algo que não é percebido muitas vezes pelos trabalhador e o fato de ter que aguardar 25 meses para retornar à antiga forma de saque.
Então, caso o cidadão fosse demitido durante este período, o saque estaria bloqueado, gerando uma série de problemas para a pessoa.
O que disse o ministro Luiz Marinho?
Pensando nisso, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, falando não achar isso justo e por isso pretende mudar a lei que rege o saque-aniversário pensando no bem estar do trabalhador:
“ Nós estamos estudando, discutindo com as lideranças, com o ministro Padilha, que coordena as ações junto ao Congresso Nacional, para ver o momento de encaminhar essa medida, para submeter à apreciação do Parlamento. Mas devemos fazer isso no segundo semestre”, disse Marinho em uma feira organizada pelo MST no Parque da Água Branca, em São Paulo.
“Nós vamos acabar com essa injustiça, mas para isso é preciso mudar a lei”, concluiu ele, sobre fazer alterações no saque-aniversário.
Injustiça: Trabalhadores entram em pesadelo de saque-aniversário do FGTS e vivem ameaça .