190 instituições financeiras correm o risco de irem à falência
Não é novidade para ninguém que a economia em todo o mundo atravessa um momento delicado desde a pandemia da Covid-19. Para se ter uma pequena dimensão, até mesmo um dos maiores banco de todo o mundo acabou sendo afetado por essa situação e teve a falência declarada.
Para quem não sabe, estamos falando do Silicon Valley Bank (SVB), que foi uma das maiores instituições financeiras dos EUA. Contudo, o colapso do famoso banco pode ser apenas a ponta do iceberg. Isso porque outros correm o risco de também irem à falência.
Cerca de 190 insitutições financeiras norte-americanos podem correr o mesmo risco de falência que o Silicon Valley Bank (SVB), segundo conclusão de um estudo realizado pelas faculdades de Columbia, Stanford, Kellogg School e Chicago Booth, entre as mais renomadas dos Estados Unidos.
Isso porque a quebra do SVB foi um alerta para a crise do setor bancário no país. Como resultado do aumento das taxas de juros praticada pelo Federal Reserve (banco) o valor de mercado dos ativos de um banco médio no país se tornou cerca de 9% menor do que seu valor no papel.
O sistema bancário dos EUA acumulou US$ 2,2 trilhões em perdas não realizadas somente no ano passado. Para se ter noção, a pesquisa analisou mais de 4.800 instituições norte-americanos para avaliar sua exposição aos riscos que causaram a falência do SVB. Situação muito preocupante.
Qual foi o banco brasileiro que não resistiu à crise?
Para melhor entender, estamos falando do famoso Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, muito conhecido como Bamerindus. Vamos entender melhor o que aconteceu com a empresa.
Para quem não sabe, o banco, que tinha sede em Curitiba, foi um dos maiores bancos da história durante as décadas de 1970 e 1980
A instituição, vale dizer, fez muito sucesso também devido sua propaganda com o ator Toni Lopes no início da década de 1990, exibida principalmente na Globo durante o programa Domingão do Faustão.
Contudo, foi logo em 1994 que a instituição começou a ter dificuldades e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.
Com isso, o banco Bamerindus, devido o programa não ter grandes resultados, a instituição acabou no ano de 1997 , sofreu intervenção da instituição pelo Banco Central. Parte da instituição foi incorporada pelo HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.
Em suma, a instituição entrou em crise e colapso nos anos 1990. Dessa forma, a HSBC Brasil foi a subsidiária do banco britânico HSBC no Brasil para assumir o Banco Bamerindus do Brasil S.A., após a decretação de falência extrajudicial pelo Banco Central do Brasil.
The post Falência: 190 bancos correm esse risco, podem fazer seu dinheiro virar pó e você precisa saber agora appeared first on TV Foco.