Empresa gigante e milionária entra com pedido de falência e causa pânico em muitos investidores
E a onda de falências não está perdoando ninguém, nem mesmo grandes empresas. A situação está tão critica que até instituições financeiras e empresas voltadas à investimentos milionários não estão sendo poupados.
Inclusive uma famosa empresa norte americana, que chegou a ser processada pela SEC, entrou com pedido de falência na última segunda feira (08), estamos falando da Brittrex US.
O caso chamou atenção dos investidores da exchange, e está causando o maior alarde visto que estão preocupados com o que será da plataforma.
Porém, ao que tudo indica, o problema está concentrado na plataforma que opera nos EUA, ou seja, não há indícios de que a Bittrex Global, uma empresa separada, também esteja enfrentando problemas.
De qualquer maneira, o caso têm mostrado que as corretoras seguem com problemas, tanto com reguladores, quanto com manter suas estruturas ligadas na baixa do mercado.
Já teve sua “era de ouro” …
De acordo com dados do CoinMarketCap, a Bittrex Global ocupa a posição 54ª em volume no mercado de criptomoedas. No passado, a corretora já teve sua era de ouro, sendo reconhecida como uma das maiores e mais famosas entre traders.
Pra quem não sabe, Trader, no sentido cru da palavra, significa negociador/comerciante. Mas no sentido prático, ela denomina empresas especializadas em investimentos.
Apesar do reconhecimento, nos Estados Unidos a situação da mesma ficou insustentável e chegou ao ponto dela optar em sair do país.
Mas, novamente reiterando, o fechamento da plataforma da Bittrex US, segundo um comunicado de março de 2023, não afeta a Bittrex Global.
Inclusive, a Bittrex Global, por meio de uma nota divulgada, voltou a declarar que sua principal plataforma segue intacta e que os fundos dos clientes estão seguros:
“A decisão da Bittrex US de fazer um arquivamento do Capítulo 11 é o último passo em seu processo de cessação de operações nos EUA” – Iniciou ela que continuou:
“Conforme anunciado anteriormente e reconfirmado na declaração da Bittrex US na segunda-feira, este processo não afeta a Bittrex Global, e nossos clientes podem ter certeza de que seus fundos estão seguros e nossos serviços continuarão como de costume.”
Um comportamento que anda chamando atenção, após o pronunciamento, é o fato de que clientes que não sacaram suas criptomoedas até o dia 30 de abril, não estão conseguindo mais efetuar a ação.
Isso porque, com o pedido de falência, o Tribunal determinará como a corretora seguirá operando. Ou seja, clientes que ainda têm fundos na Bittrex US terão de aguardar determinações judiciais.
Seguindo, a Bittrex informou que tenta desbloquear a conta dos clientes, mas isso significa que os fundos estão presos na plataforma por enquanto.
Ladeira abaixo …
Quando a SEC processou a Bittrex, a corretora lamentou se tornar um dos alvos dos reguladores, indicando que vinha seguindo todas as orientações recomendadas.
Porém, não é um caso isolado, visto que o clima entre reguladores e corretoras de criptomoedas tem se deteriorado desde o fim da FTX, em novembro de 2021.
Além disso, cresce a pressão do Governo de Joe Biden para regular o mercado de criptomoedas, o que passa primeiramente pela regulação das corretoras.
A Bittrex Global finalizou seu comunicado indicando que seguirá operando no mundo, buscando ter uma corretora segura e compatível com o mercado.
Quais as consequências disso para as demais empresas do segmento?
Devido a toda essa pressão exercida pelos EUA, várias plataformas de criptomoedas sofreram nos últimos meses uma certa perseguição. A Binance, por exemplo, teve sua stablecoin emitida pela Paxos suspensa, e a BUSD rapidamente se tornou uma moeda ruim para as principais traders.
Já a Coinbase considera tomar medidas similares a Bittrex, que envolve a saída da plataforma dos Estados Unidos.
Esse endurecimento das medidas contra o mercado cripto, a principal potência sinaliza medidas autoritárias contra empresas de tecnologia financeira, similares a tomadas pela China nos últimos anos.
The post Empresa gigante, que cuida de milhões, acaba de pedir falência e investidores estão desesperados appeared first on TV Foco.