Saiba mais sobre o triste fim de uma das maiores empresas de desenhos e filmes infantis
Para quem não se lembra, a Abril Vídeo era uma empresa fundada em 1983 pelo grupo ‘Abril’. Inclusive, no começo de seu sucesso, ela era apenas uma produtora de conteúdo para TV.
Na época, iam ao ar reportagens e entrevistas e era cheia de produções de entretenimento para a TV Gazeta.
Porém, mesmo com todo o investimento colocado em cima da empresa, o projeto não deu certo e dois anos depois eles pararam de produzir conteúdo para a televisão.
Mas não pense que acabou, no ano de 1986 a ‘Abril Vídeo’ começou a lançar desenhos e filmes infantis em VHS. Inclusive, eles conseguiram fechar contratos bem grandes com a Disney e com a 20th Century Fox, onde ficou encarregada pela distribuição de filmes deles.
Alguns filmes que eram expostos pela Abril Vídeo eram Dumbo, Aladim, Os três porquinhos, Mickey, Pinóquio e muito mais.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
Mas, como nem tudo são flores, em setembro de 1999, pouco tempo depois da criação da gravadora Abril Music, a empresa foi extinta. Isso porque a Disney a a Fox criaram suas próprias linhas de distribuição em home vídeo.
Além disso, também aconteceu o declínio do VHS e a ascensão do DVD. E os programas de televisão que foram produzidos pela Abril Vídeo foram transmitidos apenas entre 1983 e 1985 pela TV Gazeta, emissora de televisão localizada em São Paulo.

O QUE É VHS?
Para quem não sabe, as fitas VHS eram um meio de armazenamento analógico de vídeo que usavam um método de gravação de sinal magnético em uma fita de plástico revestida de óxido de ferro.
Elas surgiram pela primeira vez pela JVC em 1976 e se tornaram muito populares para o armazenamento de conteúdo de vídeo.

Do auge à falência: O triste dia em que empresa da infância dos brasileiros acabou fechando as portas .