O Candangão BRB 2025 já está próximo das fases decisivas da competição. Faltam unicamente duas rodadas para o final da primeira fase do torneio, antes da semifinal. E o primeiro teste do Video Assistant Referee (VAR), feito através da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) para ser usado na semifinal e final, já ocorrerá na 8ª rodada, neste final de semana.
O jogo escolhido para a realização do teste foi Paranoá x Real Brasília, no sábado (22/2), que realiza-se no Defelê, às 16h. O jogo é extremamente importante para ambos os times, tanto através da classificação quanto na luta contra o rebaixamento.
A FFDF adquiriu um equipamento novo do VAR, que ainda não chegou ao Distrito Federal. Com isso, o item que será usado é um modelo idêntico, emprestado através da Federação Goiana de Futebol (FGF).
O atual presidente da comissão de arbitragem local, Raimundo Lopo, comentou a necessidade da utilização do VAR.
“A utilização do VAR é sempre importante para auxiliar os árbitros a tomar as decisões mais precisas durante os jogos e tenho certeza que isso será excelente para o campeonato”, declarou Lopo.
Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF, também disse sobre a implementação do equipamento no campeonato local.
“Trabalhamos com o futebol, nada mais justo que utilizar todos os recursos para que possamos ser os mais justos o possível, inclusive dentro de campo. Se a tecnologia chegou para ajudar nesse sentido e nós temos a condição de ter, não vejo o porque não utilizarmos, mesmo que de forma gradativa”, comentou o mandatário.
O que dizem os clubes
O portal de notícias ouviu os representantes dos dois times que estarão na partida onde será feito o primeiro teste. Ambos dirigentes ressaltaram a necessidade do uso da tecnologia no futebol e a relevância do VAR em jogos decisivos.
Presidente do Real Brasília, Luis Felipe Belmonte fez questão de mencionar a necessidade do VAR na acertividade das decisõs da arbitragem.
“Sempre é bom a verificação pelo VAR. Inclusive no jogo passado tivemos um gol anulado por suposto impedimento que, certamente, se houvesse VAR teria sido validado. Ter mais precisão nas decisões dá mais segurança para as equipes”, afirmou o mandatário do Leão do Planalto.
Já Igor Kern, diretor de futebol do Paranoá, reforçou que o uso do VAR pode amparar na redução do número de questionamentos e erros de arbitragem nas partidas do Candangão.
“O Suporte do Árbitro de Vídeo, na minha visão, é de extrema importância para o futebol moderno. O Campeonato Candango é de período curto e todo jogo é decisivo. E, em toda decisão, existem lances duvidosos, polêmicos, erros e acertos da arbitragem”, falou Igor Kern.
“Acreditamos que o uso do VAR, nessas últimas duas rodadas da primeira fase e nas fases finais, pode diminuir as interpretações duvidosas e os erros que foram cometidos ao longo da competição , além de dar mais credibilidade a arbitragem. Então, enxergamos com bons olhos para todos os interessados”, completou o diretor do Paranoá.
Com informações Metropoles