Brasiliense e Real Brasília se enfrentam na Arena BRB Mané Garrincha, na tarde desta quarta-feira (24/7), valendo o título do Candangão Sub-20, depois de garantirem a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025. O Brasiliense chega à final depois de vencer o clássico contra o Gama, e o Real Brasília depois de derrubar o Capital.
Histórico dos times
O Brasiliense é o terceiro maior campeão na categoria, com sete títulos. Apesar disso, a base do clube só esteve em atividade por oito anos, de 2003 a 2009, quando disputou e venceu todas as finais, e se tornou o único heptacampeão seguido da competição. O sub-20 do time só voltou as atividades no ano passado, quando chegou às semifinais.
O Real Brasília também é um time jovem: só teve sua base realmente ativada em 2016, depois de mudar o nome do grupo de Dom Pedro para Real Futebol Clube (e subsequentemente Real Brasília). A equipe tem dois títulos na categoria, em 2017 e 2021.
Os treinadores
Ambas equipes contam com treinadores destaques. Através do lado do Brasiliense, comanda Gabriel Teixeira, filho do treinador Celso Teixeira, que acumula passagens através do Distrito Federal. Ele é o atual campeão da Segundinha com o Ceilandense, em um trabalho que envolveu vários jogadores jovens, alguns que, inclusive, estão no atual projeto do Brasiliense.
Já o Real Brasília conta com um dos mais consagrados treinadores da base candanga, Leonardo Roquete, que acumula títulos através do sub-17 e também através do sub-20, o último deles em 2022 com o Ceilândia. Ele esteve como auxiliar técnico do Ceilândia na conquista do Candangão 2024.
Os destaques
Através do lado do Brasiliense, dois jogadores chegam como destaque às finais. O lateral direito Dharllyson vive um dos melhores momentos na carreira. Chegou no ano passado para atuar no futebol profissional do Samambaia, no mesmo ano atuou através do sub-20 do Brasiliense e através do profissional, no jogo da Copa do Brasil contra o Botafogo, através da segunda fase.
Kersul também vem como destaque durante toda a campanha. Principal nome do elenco do sub-20 no ano passado, ao marcar quatro gols e dar três assistências em 12 jogos, ele foi emprestado ao Ceilandense para a Segundinha, e foi a peça-chave no meio campo para a conquista do título, agendando três gols no campeonato. Neste ano, Kersul também participou de nove jogos através da equipe profissional do Brasiliense.
No Real Brasília, o principal destaque também é um lateral direito, Gustavo Ferreira, o Patcholla, autor do gol que levou o time à semifinal. O jogador chegou ao time depois de passagem sem jogos através do Paranoá, e se tornou fundamental. Com 18 anos, ele também já atuou através da equipe profissional na Série D em três jogos.
Outro que tem se destacado é o centroavante Thiago Augusto, autor de quatro gols e artilheiro do time no campeonato. Chegou ao clube neste ano e também acumula três jogos através da equipe profissional, sendo uma das principais esperanças de gol na final.
Ingressos e Transmissão
Assim como nos outros jogos da competição, o ingresso para assistir à final será grátis. Para quem não puder ir à Arena BRB, a TV Brasiliense e a FFDF TV transmitem o jogo, eu seus canais em redes sociais.
Fonte: Metropoles