Equipes da Escola Municipal Mário Bergamasco representaram o município no maior torneio de robótica educacional do mundo
Dois times da Escola Municipal Mário Bergamasco representaram Jaguariúna na etapa regional da First Lego League, FLL, considerada o maior campeonato de robótica educacional do mundo para crianças e jovens. A competição foi feita no sábado anterior, 20 de junho, em São Paulo.
O transporte dos estudantes foi oferecido através da Prefeitura de Jaguariúna, com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação. As equipes foram escolhidas depois de cumprirem todas as etapas de preparação e demonstrarem competência para fazer parte da disputa.
O trabalho integrou o currículo formal à conhecimento criativa, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular da Computação e aos programas federais de Educação Digital.
Durante o torneio, os alunos participaram ao lado de outras 24 equipes de escolas particulares, muitas delas bilíngues, totalizando 26 times na competição. Mesmo diante da diferença de recursos, os estudantes da rede municipal chamaram a atenção dos avaliadores através da segurança, carisma e autonomia nas apresentações.
A equipe The Builders of Chaos apresentou um projeto sobre Machu Picchu, abordando técnicas de construção, planejamento social, agricultura e aspectos culturais da civilização inca.
Já a equipe Archeological Animals pesquisou a Fazenda Serrinha, no bairro Florianópolis, evidenciando sua importância como patrimônio histórico de Jaguariúna. O estudo abordou a presença indígena das etnias Tupi-Guarani e Jê, práticas agrícolas na bacia do Rio Jaguari e construções em taipa, reforçando a necessidade da preservação desse legado.
As pesquisas foram conduzidas pelos próprios alunos e envolveram conteúdos de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia. Além dos conhecimentos técnicos em robótica e programação, os estudantes demonstraram habilidades como trabalho em equipe, resiliência, pensamento crítico e comunicação.
Durante as apresentações, os alunos responderam com autonomia aos indagações dos jurados, reforçando o protagonismo estudantil e a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula.
“Agora, a expectativa é pelo resultado da classificação para a etapa nacional. Independentemente do desfecho, a experiência já deixou resultados concretos, com nossos estudantes mais motivados, confiantes e engajados com a escola. Estamos muito felizes”, festeja a professora Luciene Mára de Lima, responsável pelos projetos mostrados.
A Escola Municipal Mário Bergamasco integra o Programa Escolas Criativas, com gestores capacitados, o que reforça o desenvolvimento de práticas inovadoras na educação pública de Jaguariúna.
Fonte: Prefeitura de Jaguariúna
Foto: Propaganda


