O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou, terça-feira agora (18/3), para julgamento na Primeira Turma a denúncia referente a mais um núcleo de envolvidos na trama golpista. Trata-se do núcleo 2, composto por 6 pessoas.
Agora, cabe ao ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, marcar a data do julgamento. Conforme a denúncia, fazem parte do núcleo 2: Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins Pereira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
Os integrantes desse núcleo são acusados através da Procuradoria-Geal da República (PGR) de terem posições profissionais relevantes para gerenciar ações elaboradas através da planejamento de uma tentativa de golpe. Vasques, Marília e Fernando, segundo a PGR, coordenaram o emprego das forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de Bolsonaro no poder.
Através da denúncia, Mário Fernandes ficou responsável por coordenar as ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas, em conjunto com Marcelo Câmara, além de fazer a interlocução com as chefias populares ligadas ao 8 de Janeiro. Filipe Martins seria o responsável por auxiliar o ex-presidente com o projeto para decretar estado de sítio no país.
Eles foram denunciados pelos crimes de planejamento criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano instruido através da violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado e concurso material.
Com informações Metropoles