Close Menu
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco
Fique por dentro

Série D ZeroUm: Brasiliense joga bem, mas empata com o Goiatuba

23 de junho de 2026

Jogos eletrônicos: Relançamento de Call of Duty: Black Ops 1 e 2 não será uma remasterização

22 de junho de 2026

BASQUETE JAGUARIUNENSE TEM QUATRO JOGOS EM CASA ESSA SEMANA

22 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
terça-feira, junho 23
Facebook X (Twitter) Instagram
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
Topo Correio
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco
Correio JaguariúnaCorreio Jaguariúna
Jaguariuna

MEIO AMBIENTE – MEMÓRIAS DE PROGRAMA AMBIENTAL II

14 de junho de 2024
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram
meio-ambiente-–-memorias-de-programa-ambiental-ii
MEIO AMBIENTE – MEMÓRIAS DE PROGRAMA AMBIENTAL II

Neste abrir de junho os educadores comemoraram a Semana do Meio Ambiente com os estudantes. A Casa da Memória Padre Gomes junto ao Conselho do Patrimônio Histórico, zelando pela Paisagem Ambiental fazem memória para Jaguariúna e região da Festa do Dia das Árvores, ocorrida na Vila de Jaguary há cem anos atrás. A Educação sempre procurou formar o cidadão conscientizando-o da necessidade de arborizar a terra e não destruir o planeta. Notícias da Vila de Jaguary eram registradas no jornal semanal de nosso município Mogi Mirim, através do jornal “A Comarca”. A edição de 29/09/1918 conta que nessa época as quatro escolas estaduais se reuniram e realizaram no espaçoso salão do cinema a cerimônia sobre o Dia das Árvores, no dia 21 de setembro.

Este espaço físico era o mesmo salão da Rua Cel. Amâncio Bueno, meio da quadra, entre a Rua Cândido Bueno e Alfredo Engler. Desde os anos 1950 foi a Auto Mecânica Santa Helena de Mílton e Carlinhos Menna, hoje espaço comercial moderno. A Escola, na verdade, eram quatro salas de aula com seus respectivos professores que funcionavam em diversos lugares. O correspondente, Caetano Pereira dos Santos diz que assistiram a esta solenidade pela 1ª vez, em Jaguary. As crianças recitaram poesias com desembaraço. O Hino Nacional e o Hino de São Paulo foram entoados por todos. O prof. Genésio de Almeida Moura, que se dedicava com amor à instrução pública nesta localidade, proferiu brilhante discurso alusivo ao ato. Ele conseguiu junto ao Instituto Agronômico de Campinas duas mudas de árvores ornamentais.

Às 12 horas, bem-organizada passeata cívica dos alunos tomava a direção do jardim público (Praça Umbelina Bueno) cantando o “Hino às Árvores. Educava-se muito através do canto de importantes hinos escolares. Era uma grande alegria quando as Escolas se reuniam para estas solenidades cívicas e toda a comunidade era contagiada por muita alegria. E os professores nunca depuseram de seu sonho de formar o elemento humano que eles têm em suas mãos. Esta é a mais nobre missão: formar e informar. E seu elemento de trabalho é humano, sublime e complexo, feito à imagem e semelhança de Deus. Por isso a cada manhã, sua esperança renasce, como o nascer do sol, alimentando seu sonho, sua alma de Mestre. E começa tudo de novo. Com paciência e esperança. Educar é processo lento. Chega-se um tempo, dá um estalo e o educando assume os valores do educador. E vai passar para suas próximas gerações os princípios e legítimos valores de sua paisagem cultural. Mas quando olhamos para as cidades de hoje, sempre nos perguntamos se todos aqueles formandos de todas as gerações aprenderam as sábias lições das Escolas e das Famílias que vem de cem anos atrás? As cidades modernas plantaram árvores suficientes para a moderna paisagem ambiental? Em toda calçada há uma árvore plantada? Quem plantou soube plantar a árvore certa para o lugar certo? Nas calçadas só vão árvores de pequeno porte. Árvores de grande porte danificam a superfície plana, comprometem a segurança dos pedestres.

Calçadas quebradas, desniveladas, representam sério risco para todos: quedas, fraturas, até mortes. Todo quintal precisa ter árvores. E nele deve haver espaço com terra e gramados. A terra deve ser coberta com vegetação, plantas e jardim e não com calçamento. Respeitemos a Terra que anda muito ferida. É preciso salvar o planeta. A lição de 1918 precisa produzir frutos no mundo moderno. Toda Lar deve ter em sua calçada um pulmão que purifica e ameniza o ar que a Família respira.

Tomaz de Aquino Pires

Notícias relacionadas

BASQUETE JAGUARIUNENSE TEM QUATRO JOGOS EM CASA ESSA SEMANA

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM JAGUARIÚNA BENEFICIA MAIS DE 400 PACIENTES

JAGUARIÚNA RECEBE VISITA DE JOGADOR DA NBA

Notícias em Destaque

JAGUARIÚNA RECEBE VISITA DE JOGADOR DA NBA

21 de junho de 2026

Jaguariúna sedia segunda etapa da ADR sábado agora

21 de junho de 2026

Videogames: PlayStation muda estratégia e deve deixar jogos single player fora do PC

20 de junho de 2026

Somos um Jornal que cobre as notícias mais relevantes do município da Jaguariúna, no coração do interior paulista.

Facebook Instagram YouTube
Fique por aqui...

Série D ZeroUm: Brasiliense joga bem, mas empata com o Goiatuba

 

Jogos eletrônicos: Relançamento de Call of Duty: Black Ops 1 e 2 não será uma remasterização

© 2026 grupo T25.
  • Capa
  • Jaguariuna
  • Atualidades
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Fale conosco

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.