A Prefeitura Municipal de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma Campanha de Doação de Sangue em cooperação com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ação – que ocorreu no sábado anterior, dia 20 de junho, no Centro de Especialidades Médicas, na Cidade da Saúde – resultou em números expressivos e recebeu reconhecimento oficial do Hemocentro da Unicamp através do impacto gerado na assistência aos pacientes da área.
Com as bolsas coletadas, foram arrecadados aproximadamente 45,4 litros de sangue, volume capaz de trazer benefícios para até 404 pacientes que precisam de transfusões em hospitais da área. Além do que, seis pessoas realizaram cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), ampliando a possibilidade de salvar vidas através da doação de medula.
Conforme o balanço divulgado através do Hemocentro, foram feitos 114 cadastros, resultando na coleta de 101 bolsas de sangue. O destaque também ficou por causa da adesão de 32 doadores de primeira vez, apresentando o fortalecimento da cultura da doação voluntária no município.
Em mensagem orientada à Secretaria de Saúde, o Hemocentro da Unicamp registrou agradecimento e reconhecimento através da realização da coleta externa em Jaguariúna, evidenciando a necessidade do espaço oferecido, do empenho das equipes envolvidas e da mobilização do povo em torno da causa da doação de sangue.
A campanha integra as ações do Junho Vermelho, movimento nacional de conscientização que reforça a necessidade da doação regular para manter os estoques dos hemocentros abastecidos, particularmente durante o momento de inverno, quando as doações costumam diminuir.
Foto: Diego Monarin / arquivo


